top of page
  • Foto do escritorGrupo Prever

5 livros que abordam a morte e o luto

Assim como outras vivências do ser humano, o luto é um tema frequente nas expressões artísticas, principalmente na literatura.  


Muitos autores escrevem sobre esse momento de perda de um ente querido, uns relatam suas próprias experiências, outros produzem seu conteúdo com base em pesquisas e estudos sobre o tema. Também é comum encontrar obras de ficção com personagens aprendendo a lidar com a morte enquanto lidam com outros aspectos e questões da vida.  


Seja como for, todos esses livros podem te ajudar a entender mais sobre o processo de luto e, consequentemente, a passar por esse momento tão difícil de uma maneira saudável. 


Pensando nisso, selecionamos 5 livros com abordagens diferentes, mas que representam a morte e o luto de uma forma sensível e acolhedora. Continue a leitura e confira! 


Fila de carros e caminhões na estrada

| 1. A morte é um dia que vale a pena viver – Ana Claudia Quintana Arantes


Uma das maiores referências sobre Cuidados Paliativos no Brasil, a autora aborda o tema da finitude sob um ângulo surpreendente. Segundo ela, o que deveria nos assustar não é a morte em si, mas a possibilidade de chegarmos ao fim da vida sem aproveitá-la, de não usarmos nosso tempo da maneira que gostaríamos. 


| 2. A vida depois da perda - Martha W. Hickman  


Com textos curtos e simples – o que é muito útil durante o luto, quando a capacidade de concentração e compreensão está reduzida –, este livro traz pequenas doses de encorajamento e apoio para cada dia do ano. Você pode seguir o calendário ou abri-lo de maneira aleatória para encontrar uma mensagem que lhe ajude em seu caminho. 


| 3. Uma casa que não pode cair – Júlia Jalbut 


Uma casa que não pode cair é um relato de cuidado, luto e cura. É também um repositório de sabedoria de médicos, psicólogos, filósofos, escritores e outros que se debruçaram sobre esses temas. Qualquer pessoa que, de alguma maneira, já precisou estar ao lado de alguém em sofrimento encontrará neste livro ferramentas e inspiração para abrigar as luzes e as sombras dessa experiência com calma e coragem. 


| 4. O ano do pensamento mágico - Joan Didion


Em O ano do pensamento mágico, Joan Didion explora uma experiência pessoal e, ainda assim, universal: o retrato de uma vida em comum que termina abruptamente, os bons e os maus momentos de um casamento e da maternidade, uma reflexão sobre perda e luto capaz de emocionar qualquer pessoa que já amou um cônjuge ou uma criança. 


| 5. O peso do pássaro morto – Aline Be


A vida de uma mulher, dos 8 aos 52, desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. Um livro denso e leve, violento e poético. É assim O peso do pássaro morto, romance de estreia de Aline Bei, onde acompanhamos uma mulher que, com todas as forças, tenta não coincidir apenas com a dor de que é feita. 


Agora que você já conheceu alguns livros sobre o tema, que tal escolher um e iniciar sua jornada de leitura? Através dela, você pode encontrar conforto e amparo e ainda descobrir uma ótima forma de passar o tempo. 

Opmerkingen


bottom of page