top of page
  • Foto do escritorGrupo Prever

8 dicas para manter o bem-estar mental

O nosso bem-estar mental é tão importante quanto o bem-estar físico e ambos são fundamentais para uma vida equilibrada e saudável. Com a saúde em dia conseguimos ser produtivos e realizar nossas tarefas cotidianas de forma satisfatória.


Mulher caminhando em meio a natureza sentindo o sol o rosto

De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná, ter saúde mental é: 


  • Estar bem consigo mesmo e com os outros 

  • Aceitar as exigências da vida 

  • Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida 

  • Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário 

 

No texto a seguir vamos compartilhar algumas dicas para ajudar você a manter o bem-estar mental e o equilíbrio em seu dia a dia. Continue lendo e aproveite! 

 

1 - Separe um tempo para ficar desconectado 


Durante o uso do celular bombardeamos nosso cérebro com muitas informações e estímulos em um curto período de tempo, fazendo com que ele não consiga processar e assimilar todo conteúdo.  


Dessa forma, reservar um horário do dia para ficar desconectado do celular, é fundamental para que sua mente descanse.  

 

2 - Tenha momentos ao ar livre 


Assim como ter um tempo desconectado é importante, ter momentos conectados com a natureza são essenciais para manter o equilíbrio no seu dia a dia.  


Priorize atividades ao ar livre como: caminhadas, andar de bicicleta, frequentar parques aos fins de semana etc. 

 

3 - Invista em seu desenvolvimento pessoal e profissional  


Desenvolver novas habilidades pode contribuir para sua autoestima e te destacar no ambiente profissional. Você pode fazer isso lendo livros, fazendo cursos on-line, conhecendo pessoas novas e se desafiando a fazer coisas diferentes todos os dias. Esse sentimento de avanço é primordial para o seu bem-estar. 

 

4 - Participe de comunidades  


Pertencer a um grupo social melhora sua saúde e felicidade, pois por meio dele é possível se conectar e compartilhar crenças, ideais e propósitos.   


Veja alguns exemplos de grupos e comunidades que você pode participar: 


  • Grupos religiosos; 

  • Grupos educativos; 

  • Grupos de fãs; 

  • Grupos de esportes. 

 

É importante lembrar que você pode participar desses grupos sem sair de casa, pois existem diversas comunidades on-line das quais você pode fazer parte. 

 

5 - Pratique atividades prazerosas 


Dedique um tempo da sua semana para praticar atividades que te dão aquela sensação de conforto e estimulem sua criatividade! Cozinhar, pintar, desenhar, escrever e ler são ótimos exemplos de atividades benéficas e prazerosas. 


6 - Tenha objetivos definidos  


Com objetivos bem definidos, você consegue planejar uma rotina que faça sentido para você e que te leve rumo ao que deseja conquistar. Avançar diariamente em suas metas é satisfatório e contribui para o seu bem-estar mental. 


7 - Não seja uma esponja emocional 


Tentar controlar todas as situações a sua volta é inviável e pode causar um nível de estresse prejudicial a sua saúde mental. Saiba separar o que é seu e o que é do outro. Você pode ter empatia sem necessariamente pegar o problema de todos e tentar resolvê-los.  


8 - Movimente-se 


É clichê, mas é verdade, colocar o corpo em movimento faz um bem danado para a nossa saúde mental. A atividade física reduz o estresse e sintomas de ansiedade, melhora a qualidade do sono, melhora a aprendizagem, reduz sintomas depressivos e muito mais! 

 

Colocar o corpo em movimento não significa apenas fazer academia, pense fora da caixinha e pratique exercícios que você goste, como: dança, vôlei, corrida, natação etc. 

 

| O seu bem-estar mental não é negociável  

 

Ele está diretamente ligado a qualidade de vida e não pode ser menosprezado. Preste atenção em sua rotina e perceba o que pode estar te sobrecarregando e afetando a sua saúde mental e o que você pode mudar para te trazer mais satisfação e contentamento. 

bottom of page