A morte vai ao cinema: 5 filmes para falar sobre luto | Plano Prever
top of page
  • Foto do escritorGrupo Prever

A morte vai ao cinema: 5 filmes para falar sobre luto

A morte, sua compreensão e representação sempre foram grandes desafios para a sociedade ocidental. Talvez justamente por isso, o cinema tenha trabalhado tanto com a temática da morte e exercitado centenas de maneiras de retratá-la em todos os seus gêneros, do terror ao drama. Acessar temas complexos como a dor do luto por meio da linguagem elaborada da arte, pode nos ajudar a compreender sentimentos e até dar vazão a eles.


Foi pensando nesse potencial, que separamos uma lista com 5 filmes que falam sobre a morte ou sobre o luto e que valem a pena!


1. A Partida (2008)


O filme segue a vida de um homem que se torna um preparador de corpos para funerais, lidando com a morte de maneira íntima e emocional. Ele examina as complexidades culturais e emocionais do luto e do processo de despedida.


Homem tocando violoncelo no topo de uma montanha

2. O Escafandro e a Borboleta (2007)


Baseado em uma história real, o filme narra a vida de Jean-Dominique Bauby, um homem que fica completamente paralisado após um derrame que o deixou em coma por 20 dias. Aborda a mortalidade, a fragilidade da vida e a capacidade de encontrar significado mesmo diante de circunstâncias adversas.


3. Os Outros (2001)


Embora seja um suspense sobrenatural, o filme aborda temas de luto e aceitação da morte. Uma mulher vive em uma casa isolada com seus filhos, que têm uma condição rara que os impede de entrar em contato com a luz solar e coisas estranhas começam a acontecer.


4. Em Busca da Terra do Nunca (2004)


O documentário examina a vida do autor J.M. Barrie e sua criação do clássico infantil "Peter Pan", abordando como a morte e a perda influenciaram a concepção do mundo imaginário da Terra do Nunca.


5. Soul (2020)


Neste filme da Pixar, um músico aspirante chamado Joe morre acidentalmente e vai parar em um reino entre a vida e a morte. Ele reflete sobre sua própria existência e propósito, explorando o significado da vida e da morte de uma maneira leve e profundamente filosófica.


Capa do filme Soul com o personagem principal, seu gato no ombro e outros personagens importantes para a trama

Busque auxílio profissional


Explorar o tema da morte e luto através do cinema e outras formas de arte é uma maneira poderosa de compreender e processar nossa dor. Os livros são especialmente eficazes para abordar o luto até mesmo com crianças, ajudando-as a entender a existência da morte e expressar emoções.


Mas não podemos nos esquecer que, em momentos difíceis como a perda de um ente querido, é crucial buscar ajuda profissional, como psicólogos, para enfrentar o luto de maneira saudável.


O Plano Prever oferece Acolhimento ao Luto gratuito aos seus associados, fornecendo recursos e orientação com psicólogas do luto.


Ao usar a arte e buscar apoio, podemos enfrentar o luto de forma construtiva, encontrando significado mesmo na adversidade e conseguindo, enfim fazer com que à dor dê lugar à saudade.

bottom of page