• Plano Prever

Conheça os problemas mais comuns em carros

Dizem que ter um automóvel é como ter um filho devido ao volume de despesas habituais. Além disso, é preciso zelar por sua conservação, pois, qualquer problema de manutenção pode custar caro e gerar um transtorno imenso na rotina de quem usa o veículo para se locomover.


Independentemente da montadora, é importante conhecer os problemas mais comuns em carros novos e usados, como é possível se prevenir e resolvê-los. E vamos te ajudar com essas questões agora mesmo. Acompanhe!


mulher confusa sobre como resolver problemas com o seu carro


| Pane elétrica


A pane elétrica, apesar de ser um problema comum dos carros, pode causar muita dor de cabeça. Isso porque não é fácil de ser resolvido pelo motorista, exige conhecimento técnico e substituição de peças.


Sem contar que, a menos que o veículo seja submetido as manutenções periódicas, dificilmente esses problemas podem ser previstos.


Fique atento sempre que sentir dificuldades para ligar o automóvel, encontrar manchas no local onde o veículo estava parado, redução da luminosidade dos faróis e vida útil da bateria.



| Pane seca


A pane seca se caracteriza pela falta de combustível e, acredite se quiser, muita gente enfrenta esse problema no dia a dia.


Seja por uma rota mal calculada, seja por esquecimento, sem combustível o carro não anda — e ficar parado por esse motivo pode, inclusive, gerar multas.


Além de manter o abastecimento em dia, certifique-se de que o marcador do automóvel esteja funcionando corretamente, mantenha o hábito de abastecer antes de acender a luz da reserva e opte por postos de procedência.

| Pneus furados


Assim como a pane elétrica, também é difícil prever quando um pneu vai furar e deixar você na mão. Entretanto, esse é um problema bastante comum e não é difícil encontrar pessoas que tiveram que lidar com esse contratempo nas horas mais impróprias, como em um dia de chuva, antes de um compromisso inadiável ou durante uma viagem.


Para evitar surpresas, certifique-se de respeitar a vida útil do pneu, evitando rodar com o acessório desgastado. Pneus carecas, com bolhas ou outras falhas aumentam a sua vulnerabilidade.


Siga as orientações do fabricante quando a calibragem e mantenha a pressão dos pneus em dia.