Qual a diferença entre auxílio funeral e assistência funeral? | Plano Prever
top of page

Qual a diferença entre auxílio funeral e assistência funeral?

A única certeza da vida é a morte. Embora esse seja um clichê muito ouvido e falado, nem todo mundo pensa nisso na hora de planejar o futuro.


Quando um ente querido se vai, as famílias não podem apenas se recolher ao luto. Uma série de providências devem ser tomadas. Documentação, funeral e cerimônia de sepultamento ou cremação são processos burocráticos e que nem todos estão preparados para lidar.


Nesse momento, contar com um serviço de Auxílio Funeral ou Assistência Funeral faz toda a diferença. Confira as principais características dessas duas coberturas e descubra qual delas é ideal para quem tem o planejamento e a tranquilidade como prioridades.


Mulher recebendo atendimento da assistência funeral Plano Prever


| Auxílio funeral X Assistência funeral


Embora algumas empresas utilizem os termos auxílio funeral e assistência funeral como sinônimos, há diferenças entre os dois serviços.


O auxílio funeral funciona como uma espécie de reembolso. Ou seja, quando ocorre um falecimento, os familiares precisam ir atrás de todos os trâmites legais para velório e sepultamento. E, ao final do processo, devem comprovar os custos para serem reembolsados, de acordo com o limite do valor contratado.


Já a assistência funeral é o amparo que as famílias precisam em um momento tão difícil, pois, basta comunicar o óbito à empresa contratada e ela providenciará toda a assistência necessária para a cerimônia funeral, traslado, preparação do corpo (tanatopraxia), urna, coroa de flores, local para velório, cortejo, entre outros serviços previamente negociados. Caso não haja acréscimos de serviços, no momento do óbito não há necessidade de negociação ou desembolso de qualquer valor adicional.


| Flexibilidade X Comodidade


A principal característica do auxílio funeral é a flexibilidade, enquanto a assistência funeral anda de mãos dadas com a comodidade.


O auxílio funeral é flexível, pois, o segurado pode escolher a empresa que prestará todos os serviços. As despesas devem ser comprovadas por meio de notas fiscais, independentemente da funerária, floricultura e outras empresas responsáveis por executar o funeral.


Já na assistência funeral, a tendência é que contratar, pagar e escolher antecipadamente o serviço completo e a empresa prestadora, torne o momento menos burocrático e mais tranquilo.

| Semelhanças entre o auxílio e a assistência


O auxílio e a assistência funeral se assemelham em dois pontos:

  • Mensalidades acessíveis;

  • Devem ser contratados com antecedência, pois, têm um tempo de carência.


| Qual escolher?


Considerando os planos para o futuro, o impacto da notícia de um falecimento e os próprios custos de um serviço funeral — que não é barato — a assistência funeral é mais vantajosa.


Embora o auxílio promova o reembolso, os serviços deverão ser contratados e pagos no momento do óbito. Ou seja, as despesas momentâneas são as mesmas e o trabalho é até maior, uma vez que existe toda a burocracia envolvida no registro das notas fiscais que garantem o dinheiro de volta.


| Vantagens de contar com o Plano Prever


O Plano Prever é o maior prestador de assistência funeral do sul do Brasil. Além da tradicional assistência funeral, estruturas aconchegantes, serviço humanizado e nacionalmente reconhecido, os associados contam com seguros e benefícios em vida que protegem sua família e seu patrimônio em várias situações.


Mesmo conhecendo as diferenças entre assistência funeral e auxílio funeral, antes de fechar o plano ideal para você, conheça a cobertura do Plano Prever.


São mais de 20 anos de experiência em cuidar de pessoas e amparar famílias.

bottom of page