top of page
Foto do escritorGrupo Prever

Como recomeçar depois de perder alguém?

Atualizado: 30 de abr.

O luto é um processo que toda pessoa passará alguma vez na vida, porém cada uma reagirá de uma forma diferente e saber disso é importante para que não haja comparações e expectativas em um momento tão triste que é perder um ente querido. 


Mulher de costas olhando para paisagem

| Mas como recomeçar após uma perda tão significativa?  


A vida é feita de ciclos e a morte talvez seja o mais difícil de compreender. Perder alguém próximo é extremamente doloroso e a ausência dessa pessoa querida pode impactar diretamente na rotina e no psicológico de quem fica.  


O luto geralmente é dividido em 5 fases: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. Essa divisão ajuda a entender melhor o processo de superação, mas não significa que todos os indivíduos passarão necessariamente por esses 5 estágios.  


Apesar de ser um processo único para cada pessoa, existem algumas dicas que podem ajudar a recomeçar a vida após uma perda de um ente querido. 


| 4 dicas para recomeçar após o luto 


  • Permita-se sentir 


O luto é um processo natural e saudável, e é importante permitir-se vivê-lo e sentir todas as emoções que estão dentro de você. Seja tristeza, raiva ou culpa, esse é o momento de aceitar esses sentimentos e tentar lidar com eles. 


  • Busque apoio 


Se isolar nesse momento não é a melhor saída. Busque apoio em amigos, familiares e até mesmo em uma ajuda profissional, como um psicólogo. Conversar sobre suas emoções pode ajudar a aliviar a dor e proporcionar reflexões e perspectivas diferentes sobre esse momento. 


  • Cuide de si mesmo 


Com o emocional abalado, é ainda mais importante manter o corpo forte. Por isso, não deixe o autocuidado de lado. Hidrate-se, se alimente de maneira saudável (isso inclui se presentear com guloseimas que você goste) e procure realizar atividades ao ar livre.  


  • Respeite seu ritmo 


Voltar a rotina após o luto pode parecer extremamente difícil, mas tente retornar às suas atividades de maneira gradativa e respeitando seu ritmo. Comece com pequenos passos, como um breve passeio, retornar hobbies que você gostava, entre outros. Seja gentil consigo mesmo e entenda que cada processo é único. 


Lembre-se que no processo de luto não há espaço para comparações, portanto a forma que outra pessoa lidou e quanto tempo ela demorou para processar o luto, é algo exclusivo dela. 


| Conte com o Plano Prever 


No Plano Prever oferecemos assistência funeral completa, com acolhimento ao luto incluso. São 3 sessões individuais e gratuitas de acompanhamento psicológico para te ajudar a passar por o momento tão difícil que é perder alguém especial. 


Saiba mais em nosso site ou entre em contato por telefone: 


0800 006 6688 

Comentários


bottom of page