O mês de dezembro é marcado por tantas comemorações não é mesmo?
É um mês natalino de belas decorações e luzes, é o último mês do ano, fato que o faz ser um período de confraternizações, festas em família, troca de presentes, sem falar no clima de encantamento e celebração. Mas, o vermelho também representa o amor e a fraternidade entre as pessoas que se evidencia neste tempo!
E já que estamos falando de amor ao próximo, nada mais propício para o mês de dezembro, do que movimentar a comunidade para a prevenção e a conscientização na luta contra a AIDS e infecções sexualmente transmissíveis.
Instituído pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial Contra a AIDS, lembrado no dia 01 de dezembro, o chamado Dezembro Vermelho tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre os riscos da AIDS e das infecções sexualmente transmissíveis, mais conhecidas como ISTs.
De acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, UNAIDS, em 2018 foram registradas 1,7 milhão de novas infecções e 770 mil mortes em decorrência da AIDS em nível mundial.
| A AIDS
A AIDS é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Com a frequente agressão às células de defesa do corpo, o sistema imunológico começa a funcionar com menos eficiência, até que as células efetivamente morrem.
A baixa imunidade resultante da morte das células de defesa oportuniza o aparecimento de doenças como hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer.
Os sintomas da AIDS se assemelham aos sinais de uma gripe, como febre, mal-estar, suor e fadiga, por isto, a doença pode passar desapercebida. Embora não tenha cura, o tratamento ocorre em busca do controle da patologia que, se descoberta logo após a infecção, os danos ao sistema imunológico são mínimos.
O clima fraterno do mês de dezembro, é propício para tomar conta de cada um de nós e nos dar a oportunidade de demonstrar amor pelas pessoas que amamos. Ajude a divulgar a campanha de conscientização e prevenção da AIDS e infecções sexualmente transmissíveis e entre nesta luta você também!
Comments