Estimule a Felicidade
top of page

ESTIMULE A FELICIDADE

A definição de felicidade é algo estritamente pessoal e está fortemente vinculada à experiência de vida, anseios, realizações, afetos, relacionamentos, entre outros aspectos, próprios de cada pessoa. Algumas pessoas se sentem profundamente realizadas e felizes com um abraço, saboreando a comida preferida, na companhia de pessoas especiais entre outros mais diversos motivos que classificamos como razão pessoal de felicidade.


A felicidade é um sentimento desejado por todas as pessoas. Ao fazermos planos, nos relacionarmos, lutarmos por conquistas pessoais, profissionais e afetivas, estamos em busca dela. 

Embora a sensação de felicidade seja algo totalmente abstrato, o processo de criação desse sentimento é uma etapa inteiramente relacionada a conexões dentro do nosso cérebro. 

A ciência comprova que a felicidade tem benefícios para corpo e mente. Pesquisas apontam que pessoas que se sentem felizes cuidam mais de si, melhoram sistema cardiovascular e imunológico, diminuem inflamações, aumentam o processo de cicatrização e influenciam hormônios. E é sobre eles que vamos falar hoje, os hormônios da felicidade, como são conhecidos. 


Os quatro principais hormônios da felicidade, são neurotransmissores que trabalham em favor do nosso bem-estar sendo eles, endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina. Quando estas substâncias são liberadas em nosso cérebro, nos sentimos mais felizes e positivos, porém, na falta de qualquer um deles, tende a prevalecer o sentimento de solidão, desânimo, ansiedade e outros. 


Estas substâncias, quando estimuladas, elevam a nossa qualidade de vida e nos proporcionam uma sensação constante de satisfação e bem-estar. Com algumas práticas e hábitos de vida, é possível estimular estes retransmissores e torná-los constantemente ativos em nossa vida. Veja dicas e garanta mais qualidade de vida para você.



| Endorfina


A endorfina tem função analgésica em nosso organismo sendo liberada em momentos de intensa dor ou estresse. Este neurotransmissor torna nosso organismo mais resistente a dor, além de aumentar a nossa disposição. Como estimular sua produção: pratique atividades físicas, dance, ouça música, tome um banho gelado, tenha mais tempo de sono ou tome sol.



| Serotonina


Bem-estar e relaxamento são as principais funções da serotonina. Normalmente a serotonina, é liberada após você finalizar uma atividade de prazer, sejam contatos sexuais íntimos, risadas com amigos ou uma refeição preferida. Como estimular sua produção: cuide de si, tome banho de sol e pratique a meditação.



| Dopamina


O hormônio da dopamina está muito ligado à sensação de motivação. Esta substância é liberada quando damos o primeiro passo em relação a algum objetivo de vida traçado e quando atingimos alguma meta. A dopamina sempre nos impulsiona a buscar novos desafios e sonhos. Como estimular sua produção: pratique exercícios físicos, busque objetivos em qualquer área da vida e pratique a meditação.


| Ocitocina


A ocitocina é conhecida como a substância do amor sendo responsável pelas conexões que fazemos com outras pessoas. Por meio dela, é possível criar laços de confiança com outras pessoas. Como estimular sua produção: abrace pessoas queridas, troque presentes, mantenha bons relacionamentos. 

 

Você pode dar passos todos os dias para manter uma vida integralmente saudável nos aspectos corpo e mente, estimulando os neurotransmissores da felicidade. Inclua estas práticas na sua realidade e se previna de doenças físicas e mentais. 


Saúde tem a ver com felicidade!

128 visualizações
bottom of page