Fases do luto
top of page

FASES DO LUTO

Atualizado: 9 de abr. de 2021

É natural que, após uma situação de falecimento, o luto bata na nossa porta e nos predisponha ao sentimento de tristeza e abatimento recorrentes da dor de se despedir de alguém. Enfrentar esse momento, ao invés de tentar escondê-lo ou ignorá-lo, faz toda a diferença e devolve aos poucos a saúde emocional aos enlutados.


Fases do luto

Opor-se ou evitar viver o luto pode gerar traumas emocionais e prolongar ainda mais a tristeza da despedida, afinal, enfrentá-lo faz com que este ciclo do falecimento seja, dia a dia, superado e dê lugar às boas lembranças.


Reconhecer algumas fases que são, normalmente, características do luto contribui para entender particularidades e compreender como lidar com cada uma delas. Mas, embora algumas características sejam comuns para algumas pessoas, é importante ter em mente que cada enlutado fecha o ciclo do falecimento de um jeito. Estas etapas nem sempre ocorrem em sequência específica ou são obrigatórias para todas as pessoas.


Saiba como identificar cada fase do luto com os tópicos que elencamos abaixo.


|Negação


A negação pode ocorrer de duas formas. Uma delas é quando não se quer enxergar ou aceitar uma doença ameaçadora da vida e a pessoa age como se nada estivesse acontecendo. A outra se dá no caso de falecimento em que o enlutado camufla o sofrimento ou acredita piamente que a pessoa amada ainda irá retornar.



|Raiva


Existe uma revolta quanto a perda da pessoa querida, uma vez que acaba por afetar relacionamentos, rotinas e a espiritualidade.



|Barganha


Mais comum no luto antecipatório e em pacientes na fase terminal. A barganha é uma negociação em que o paciente pode, por exemplo, prometer cuidar mais da saúde e em troca não chegar ao óbito. Esta tentativa de negociação pode ser com Deus ou o ser superior pelo qual o paciente tenha fé, com médicos, enfermeiros e pessoas que estão envolvidas em seu tratamento, como se a morte estivesse sob o controle de todos.



|Depressão


O momento em que a tristeza assola o indivíduo efetivamente. Perde-se a vontade de viver e com isso são deixados de lado hábitos comuns como comer, tomar banho, sair, conversar.



|Aceitação


Compreensão de que a morte e a perda estão fora do controle e que aceitar pode não ser o fim, mas o início de novas oportunidades, aprendizados e uma reorganização da vida.

 

O luto é um processo singular e pessoal, nem mesmo quem já passou por isso um dia viverá a perda exatamente igual em uma segunda vez. Suas fases e momentos podem se misturar e algumas etapas podem ser mais simples ou nem existir para uns enquanto que, para outros, podem ser mais intensas e dolorosas.


É importante, também, que o enlutado saiba que não precisa passar por essas fases sozinho. Ter alguém que saiba escutar e direcionar neste momento de enfrentamento da triste da separação, pode auxiliar familiares e amigos a chegar à superação da despedida. Buscar um amigo próximo para conversar e aliviar a dor da ausência ou ajuda profissional de um psicólogo ameniza e contribui com a vivência das etapas após falecimento.


O Plano Prever disponibiliza sessões de atendimento psicológico gratuito para associados após a perda de um ente querido. Caso precise de ajuda para superar essas fases, faça o agendamento em nossa central de atendimento pelo número 0800 006 6688.


Enfrentar o luto é a melhor maneira de superá-lo.


457 visualizações
bottom of page