Preenchendo o vazio do luto: Finados 2021 | Plano Prever
top of page

Preenchendo o vazio do luto: Finados 2021

O Dia de Finados é um dia em que a saudade bate mais forte. Neste dia, pessoas que já perderam um ente querido prestam suas homenagens e recordam a vida daqueles que partiram deste plano, mas permanecem vivos em seus corações.


Nós do Plano Prever sabemos que não é só a despedida que dói e machuca. A vida continua e a saudade se faz presente no dia a dia. Entendemos a importância de cultivar o afeto, oferecer apoio, acolhimento e valorizar as pessoas que aqui estão.


Baseado nisso, escolhemos como tema da campanha de Finados 2021 "Preenchendo o vazio do luto". Veja como nossas equipes se mobilizaram para acarinhar as famílias nesta data.





| Totem Memorial


Quem passou pelos cemitérios Municipal e Parque de Maringá, Cemitério Parque de Campo Mourão e Plano Prever de Joinville, Santa Catarina, pôde conferir o Totem Memorial. A estrutura de 2 metros de altura, com uma área vazada que contém uma urna em acrílico translúcido foi pensada para que as pessoas em trânsito pudessem escrever mensagens de condolência, de fé, de apoio, de carinho, o nome de quem partiu ou o que vier à mente e ao coração naquele momento.


"Essas mensagens serão depositadas na urna e vão preenchendo o espaço vazio. As equipes que estiveram nos locais incentivaram o participante a observar que ele não está sozinho, que outros compartilham da mesma dor, da saudade, entendem o que ele está passando e até ressignificaram as perdas", diz Ana Fernandes, Gerente de Publicidade e coordenadora do evento em questão.


Agora, o Totem Memorial vai ficar exposto nas capelas do Plano Prever das respectivas cidades por tempo ilimitado e continuará sendo preenchido por quem se sentir à vontade para escrever.





| Conversa entre especialistas


Todo mundo já perdeu alguém ou conhece alguém que perdeu e conhece a dor do luto. As empresas do Grupo Prever Sul prestam serviços que auxiliam as pessoas nesse momento tão conturbado. De forma profissional, oferece o Apoio Psicológico de Atendimento ao Enlutado, realizado por psicólogos especialistas em luto.


A responsável pelo serviço, Ana Teresa Barros Marzolla, recebeu Marcelo Gomes — psicanalista, teólogo, palestrante e escritor — para uma conversa sobre o vazio que a partida de um ente querido deixa para as pessoas.


Durante os 20 minutos de conversa, os especialistas debatem sobre os sentimentos que acompanham o luto, a importância de não os reprimir, reforçam a particularidade de cada processo e claro, de que maneiras é possível preencher essa lacuna deixada por quem amamos.



| Sobre a campanha


O Dia de Finados sempre teve muita importância para o Grupo Prever Sul, por razões óbvias. Não é de hoje que a nossa rotina é acompanhar a dor e o sofrimento causado pela partida de quem amamos. Entretanto, nos últimos 2 anos, esse trabalho de intensificou devido a pandemia.

Mais de 5 milhões de pessoas no mundo fizeram a sua passagem neste período e é difícil conhecer alguém que não faz parte desta infeliz estatística. Ana Gabriela Martinez, gerente de Publicidade do Grupo Prever Sul, explica:


“Quisemos trazer uma mensagem de esperança para os que ficaram e sofreram com essas perdas. A campanha desse ano teve como objetivo mostrar que ninguém precisa passar pela dor do luto sozinho. Muitos, mais do que o normal, estão passando pela mesma tristeza, sentindo a mesma dor”.


Ana Gabriela revela as expectativas do Grupo com o vídeo:


“Esperamos que, para quem está passando por essa dor, que ela passe e que fiquem apenas as boas memórias... E que a vida volte a sorrir”, finaliza.


O Grupo Prever Sul espera que você possa levar essa ação com você. Quando estiver sentindo o vazio, olhe ao redor e saiba que você não está sozinho e pode lidar com ele da melhor forma que você pode. Conte conosco se precisar de ajuda.

bottom of page