Cuidados com a saúde do seu pet no inverno
top of page

CUIDADOS COM A SAÚDE DO SEU PET NO INVERNO

Atualizado: 14 de jan. de 2020

Os efeitos do tempo gelado do inverno são sentidos dia a dia pela população. Com a chegada dos dias frios, diversas doenças se tornam mais recorrentes e as pessoas buscam se prevenir para evitá-las. Cães, gatos, peixes, pássaros e todo tipo de bichinho também sentem os impactos desta estação e podem adoecer, assim como os donos.

Cuidados com a saúde do seu pet no inverno

A gripe dos cães por exemplo, é uma enfermidade bem mais recorrente no inverno, que atinge diretamente os cães, principalmente se o animal frequentar ambientes com outros cachorros, como as creches. É uma doença respiratória infecciosa causada pelo vírus Influenza A. Sintomas como tosse, espirros, febre, perda de apetite, coriza e outros podem ser sinais de uma contaminação pelo vírus. O tratamento varia de acordo com os sintomas que o bichinho apresentar, além de envolver isolamento para que não haja transmissão para outros animais.


Para os gatos, a rinotraqueíte é mais comum no inverno sendo responsável por 40 a 45% de infecções respiratórias dos felinos. Este tipo de doença, geralmente, apresenta quase os mesmos sintomas da gripe dos cães, além de dermatite, salivação e perda de peso. Antivirais, colírios e antibióticos são utilizados no tratamento finalizando o ciclo da doença e, correndo tudo bem, no máximo em 10 dias, o pet já estará recuperado.


Na época mais fria do ano, nada melhor do que prevenir as doenças que podem atingir os pets e evitar o sofrimento dos bichinhos, não é mesmo? Separamos cinco dicas indispensáveis para te auxiliar a cuidar bem da saúde do seu companheiro.


|Passeios


É essencial levar seu pet para passear, mesmo no inverno! Mas é ideal procurar os horários mais quentinhos do dia. Você também pode abusar de atividades mentais em dias de chuva, como jogos e brinquedos que distraiam o bichinho.


|Banho


Você pode dar banhos no seu pet tranquilamente no inverno. Mas, caso for dar banho em casa, escolha horários próximos ao final da manhã, para que ainda tenha sol e tempo suficiente para ficar sequinho.


|Vacinação


Todos os animais devem ser vacinados independente da época do ano. Manter as vacinas em dia, assim como para nós, é um modo de prevenção e cuidado com a saúde.


|Alimentação


Com auxílio de um médico veterinário, algumas frutas, legumes e carnes podem ser inseridas no cotidiano do seu pet. Se optar por ração, a dica é escolher as marcas super premium, que irão garantir a nutrição completa.


|Conforto


Uma caminha bem quentinha e uma roupinha de pelúcia já ajudam a manter o conforto térmico do seu pet. Além disso, evite a umidade nos locais onde os animais ficam abrigados.


Nossos bichinhos merecem atenção e cuidado especial, por isto, tomar essas precauções simples pode contribuir de modo relevante para o bem-estar deles.

 

O Plano Prever acredita no significado que a companhia do pet tem na vida de muitas pessoas e, por isto, oferece no Prever Multiassistência serviços para a saúde do seu pet, que inclui consultas veterinárias, assistência ambulatorial e transporte para situações de emergência para cão ou gato.


935 visualizações
bottom of page