Teleconsulta: o que é e quais são suas vantagens
top of page
  • Foto do escritorGrupo Prever

Teleconsulta: o que é e quais são suas vantagens

Atualizado: há 6 dias

No mundo acelerado de hoje, onde a tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante em nossa vida diária, não é surpresa que ela também tenha impactado o setor da saúde. Uma das grandes inovações que tem se destacado é a teleconsulta, um método de consulta médica que utiliza a comunicação por meio de dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones. Veja a seguir como a teleconsulta surgiu e quais são as vantagens que ela oferece tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde. 


Pessoa sendo atendida por médico pelo celular

| Como surgiu a teleconsulta?


A teleconsulta não é uma ideia nova. Sua origem remonta às primeiras experiências de telemedicina nas décadas de 1950 e 1960, quando médicos e cientistas começaram a explorar formas de utilizar a tecnologia para superar barreiras geográficas e levar cuidados médicos a áreas remotas. Desde então, com o avanço das telecomunicações e da conectividade digital, a teleconsulta evoluiu consideravelmente. 


| Vantagens da teleconsulta 


Acesso facilitado à saúde  

Uma das principais vantagens da teleconsulta é que ela permite o acesso à assistência médica para pessoas que, de outra forma, teriam dificuldades em obter atendimento. Isso é especialmente benéfico para pessoas que vivem em áreas rurais ou remotas, onde a disponibilidade de médicos pode ser limitada. Além disso, pacientes com mobilidade reduzida ou que não podem comparecer a um consultório médico devido a restrições físicas também podem se beneficiar da teleconsulta. 


Economia de tempo e recursos  

A teleconsulta elimina a necessidade de deslocamento até um consultório médico, o que economiza tempo e recursos para os pacientes. Além disso, também reduz os custos associados a viagens, estacionamento e outras despesas relacionadas. Os pacientes podem agendar consultas mais rapidamente e aproveitar a flexibilidade de horários oferecida pela teleconsulta.  


Continuidade do cuidado  

A teleconsulta permite que os pacientes continuem o acompanhamento médico de forma consistente, mesmo quando estão distantes do local de residência ou viajando. Isso é especialmente relevante para pacientes com doenças crônicas que requerem monitoramento regular e ajustes no tratamento. Através da teleconsulta, os médicos podem acompanhar o progresso do paciente, revisar resultados de exames e fornecer orientações personalizadas, garantindo uma continuidade adequada do cuidado.  


Conveniência e conforto  

A possibilidade de realizar uma consulta médica a partir de casa traz uma grande conveniência e conforto para os pacientes. Não é necessário enfrentar trânsito, filas de espera e salas de espera lotadas. Além disso, a teleconsulta também pode reduzir a ansiedade associada às visitas médicas para algumas pessoas, proporcionando um ambiente mais tranquilo e familiar.  

 

Atenção especializada acessível  

Em certos casos, pode ser difícil encontrar especialistas em determinadas áreas médicas em algumas regiões. Com a teleconsulta, é possível superar essas limitações geográficas e ter acesso a profissionais especializados mesmo que estejam distantes fisicamente.  


Teleconsulta na pandemia do Covid-19  

Durante a pandemia do Covid-19, devido à grande necessidade de atendimento médico e impossibilidade de deslocamento causada pelas medidas sanitárias de controle do vírus, a teleconsulta passou a ser muito procurada. Estima-se que, desde sua regulamentação no Brasil, em março de 2020 até setembro de 2021, os teleatendimentos tenham crescido cerca de 372%.  


De acordo com uma pesquisa da Associação Médica Brasileira (AMB), mais de 90% dos médicos brasileiros acreditam que a teleconsulta é uma grande aliada, porque traz inúmeros benefícios tanto para os profissionais quanto para os pacientes, além da redução de custos operacionais e a ampliação do alcance do atendimento médico.  


O Plano Prever oferece nos planos de assistência familiar a modalidade de teleconsulta. Confira as condições e especialidades disponíveis no nosso site e experimente esse modelo inovador de atendimento. 



bottom of page