top of page
  • Foto do escritorGrupo Prever

4 filmes infantis para entender o luto

Um dos maiores desafios quando o assunto é despedida de um ente que partiu, é explicar essa situação para os pequenos. Como explicar que aquela pessoa não estará mais presente? Como dar nomes exatos para essa ausência? Nesse momento, palavras parecem não ser suficientes para falar sobre o assunto, e filmes podem ser aliados para lidar com esse misto de sentimentos.


Ressaltamos que perder alguém é uma situação extremamente dolorosa, principalmente para as crianças, sendo assim, lembramos que o acompanhamento com um profissional de psicologia faz toda a diferença e ajuda a passar por esse momento tão difícil da melhor maneira possível, ok? Portanto, se sentir que é preciso procurar ajuda, não pense duas vezes.


Vamos aos filmes?


Criança assistindo televisão

| Bambi – Disney (1942)


Esse é um grande clássico das animações e retrata de forma muito sincera a perda de alguém próximo. Bambi nasceu em uma nobre família da floresta e de maneira trágica perdeu sua mãe. Em uma jornada de conhecimento e descobertas, Bambi busca encontrar um novo sentido para a vida.


| Up! Altas Aventuras — Disney/Pixar (2009)


Você certamente já viu a imagem de uma casa voando em balões por aí, né? Essa icônica imagem é de Up, um dos filmes mais delicados sobre o tema. Na produção audiovisual, um simpático vendedor de balões se isola completamente após perder sua esposa. Até que certo dia decide explorar o mundo e realizar um grande sonho.


| Viva - A vida é uma festa — Disney/Pixar (2018)


Essa é uma obra recente, que fala diretamente sobre algo que nos chama muito a atenção, a tradição! Nesse filme, o foco principal é o Dia de Los Muertos, que acontece no México, as famílias celebram esses momentos e os mortos têm permissão para visitar os vivos na data. É com esse plano de fundo que um garotinho de 12 anos descobre mais sobre sua família e seus antepassados.


| 10. “Soul” — Disney/Pixar (2020)


Nessa história conheceremos Joe Gardner, um professor de música que sonha ser reconhecido pelo seu talento no jazz. Infelizmente a sua jornada é interrompida por uma morte trágica, entretanto, de certo modo ele consegue escapar do “além” e vai parar em outro lugar, uma esfera onde espíritos que se preparam para voltar para terra, no entanto, um espírito em específico não quer voltar, e a partir dessa jornada de conhecimento e desdobramentos sobre o ciclo de vida, que vamos conhecer melhor o personagem.


| A morte não pode ser um tabu


A morte é um dos processos mais impactantes que temos que lidar, perder um ente querido, ainda em fase de desenvolvimento pode ser uma situação forte demais, que deixará essa marca para sempre na sua memória. É por isso que recomendamos que diante dessa situação, se você observar que a criança não está lidando bem com a ausência, procure um psicólogo especialista.


Esse profissional será a pessoa responsável por acompanhar a criança durante essa etapa e trabalhará de maneira assertiva sobre o tema. O apoio de familiares é fundamental, assim como tornar o assunto mais comum em nossa rotina, essas são estratégias que podem ajudar você e os pequenos.


O Plano Prever é comprometido com o bem-estar em todo o ciclo de vida da sua família, caso você seja associado e precise de acolhimento ao luto, entre em contato conosco pelo 0800 006 6688.

댓글


bottom of page