7 dicas práticas de como não cair em golpes online
- Grupo Prever
- há 23 horas
- 2 min de leitura

Os pagamentos online trouxeram muita praticidade para o nosso dia a dia. Em contrapartida, o número de golpes online aumentou de forma alarmante nos últimos anos.
Nos tipos de golpes mais comuns, os golpistas procuram extrair informações pessoais, dados bancários e dinheiro das vítimas. Para isso, eles realizam diversos tipos de abordagens: entram em contato se passando por empresas ou pessoas conhecidas, anunciam falsos produtos e promoções, ligam se passando por instituições financeiras e por aí vai.
A dificuldade de rastrear e investigar crimes online acaba ajudando os criminosos a continuarem as atividades. Mas como se proteger dessas situações?
Continue o texto para conferir 7 dicas práticas para não cair em golpes no seu dia a dia.
Mantenha-se informado
Estar atento aos tipos de golpes em circulação ajuda você a reconhecê-los mais facilmente. Por isso, busque informações em sites confiáveis, acompanhe as notícias relacionadas ao tema e aproveite os conteúdos enviados pelo seu banco. Muitas instituições financeiras costumam enviar e-mails informativos que podem ajudar você a se manter atualizado e protegido.
Seja desconfiado
Já dizia o ditado: quando a esmola é demais o santo desconfia. Por isso, sempre desconfie de ofertas tentadoras e investimentos que prometem que retornos exorbitantes. Além disso, sempre verifique os canais oficiais das empresas antes de realizar alguma compra, pagamento ou clicar em links.
Proteja seus dispositivos e redes sociais
Mantenha seus aparelhos atualizados, instale antivírus confiáveis e ative autenticação em dois fatores sempre que possível. Evite usar senhas óbvias e nunca compartilhe códigos de verificação. Cuidar da sua segurança digital é essencial para não cair em golpes.
Fique atento a e-mails e mensagens suspeitas
Golpistas costumam enviar e-mails ou mensagens que imitam empresas conhecidas para roubar seus dados. Desconfie de comunicações que pedem informações pessoais, pressionam para decisões rápidas, possuam erros gramaticais ou contenham links e anexos suspeitos. Verifique o endereço de e-mail e tire as dúvidas nos canais oficiais. A atenção aos detalhes pode evitar grandes prejuízos.
Verifique seus extratos e contas regularmente
Acompanhar seus extratos bancários e faturas com frequência é uma maneira eficaz de identificar movimentações suspeitas rapidamente. Caso perceba qualquer cobrança indevida ou transação desconhecida, entre em contato com a instituição financeira imediatamente
Confirme os dados antes de realizar pagamentos
Antes de concluir qualquer pagamento, confira atentamente as informações do destinatário, como nome, CNPJ, agência e conta. Golpistas podem alterar pequenos detalhes para desviar o valor. Se algo parecer estranho, pare a transação e confirme os dados diretamente com a empresa ou pessoa. A atenção nessa etapa é fundamental para evitar prejuízos.
Não compartilhe seus dados
Não compartilhe informações pessoais ou financeiras através do WhatsApp ou ligações suspeitas, mesmo que o pedido pareça legítimo. Lembre-se de que as instituições financeiras e empresas respeitáveis nunca solicitam informações confidenciais por meio desses tipos de contatos.
Você já aplica essas dicas no seu dia a dia? Se a resposta foi não, comece o quanto antes. A prevenção ainda é a melhor forma de se manter seguro.
Aproveitando o assunto, acesse nosso site para conferir nossos canais oficiais e não cair em golpes envolvendo o nome do Plano Prever.