Como serão seus últimos momentos? | Plano Prever
top of page

Como serão seus últimos momentos?

Plano de saúde, seguro de automóvel e plano odontológico são os primeiros recursos que as pessoas pensam em contratar quando o assunto é planejamento financeiro e proteção.


Mas você já parou para refletir como parte de nós não considera a morte como um imprevisto que também merece ser planejado?


Além de cobrir despesas com funeral e parte do sepultamento, contratar um plano de assistência funeral permite que você escolha a própria despedida. O assunto é desconfortável, mas precisa ser discutido. Continue a leitura e descubra os motivos.


Casal feliz com a neta


| Cada detalhe importa


As cerimônias funerais do Brasil são bastante características: velório, coroas de flores, paramentos religiosos, livro de presença, cortejo até o cemitério ou crematório e homenagem final antes do sepultamento ou cremação.


Se você não tem um plano de assistência funeral, todas essas escolhas são de responsabilidade dos seus entes queridos — incluindo o pagamento.


Quando você planeja uma celebração em vida, como um aniversário ou casamento, cada detalhe importa. E eles também importam na hora da partida. Flores, capelas, urna, jazigo ou local onde serão dispersadas as cinzas são escolhas que podemos fazer — e pagar — em vida.


| Não se trata só da cerimônia


A pandemia causada pela COVID-19 acendeu um alerta em nossa sociedade: a superlotação dos cemitérios, um problema que afeta várias cidades brasileiras desde muito antes da pandemia.


Essa é uma preocupação antiga em Maringá. Quando a estrutura do IML foi transferida para um novo espaço, em 2012, dois estudos estavam em andamento já com o objetivo de resolver a falta de vagas para sepultamentos na cidade.


Sabemos que pensar nos últimos momentos não é confortável, e o desconforto aumenta quando consideramos que a falta de planejamento pode ter uma consequência tão dura.


A assistência funeral também permite resolver esse problema antecipadamente. Dependendo do plano contratado, é possível aderir à cremação ou locação trienal de lóculo em cemitério vertical, alternativas cada vez mais populares para resolver os problemas de espaço e reduzir impactos ambientais.


| Respeito aos que ficam


Quem já perdeu alguém que ama sabe que a vida é um sopro. Aqueles que além disso ficam com a dura missão de resolver toda a parte burocrática conhecem o peso da situação.


Deixar a própria despedida encaminhada é uma forma de dizer aos que ficam que você os ama e os respeita.


Por mais que seja desconfortável pensar nos seus últimos momentos, é algo que se faz necessário. O tabu deve ser quebrado.


Planos de assistência funeral também oferecem benefícios em vida.


bottom of page