Como dar a notícia de um falecimento
top of page

COMO DAR A NOTÍCIA DE UM FALECIMENTO

No decorrer da vida, passamos por fases distintas desde a infância até o fim de nossos dias. Vivemos uma lista tão repleta de vivências ao longo deste ciclo que poderíamos investir horas listando experiências e memórias. Inevitavelmente, na construção da nossa jornada, em algum momento, o ciclo se fecha e então nos deparamos com uma realidade que precisa ser encarada: a partida de alguém querido.


Talvez fique com você a tarefa de dar a triste notícia para outros familiares e amigos. Como fazer isto demonstrando todo respeito requerido nesse momento difícil?

Por mais doloroso que seja, é possível colocar em prática algumas técnicas para que, caso você seja o portador da informação de falecimento, seja possível passá-la adiante com prudência.


Dar a notícia do falecimento nunca é uma tarefa fácil, sendo você próximo ou não da pessoa que partiu. A dor da separação, embora atinja as pessoas em níveis diferentes de acordo com a proximidade que existia com o ente querido, impacta e sensibiliza qualquer indivíduo.



|Lidando com os próprios sentimentos


Primeiramente, é importante se preparar emocionalmente superando sua própria reação inicial. Procure amenizar e tranquilizar os próprios sentimentos antes de levar a notícia a outra pessoa. 


Se possível, medite, respire fundo e fique por um tempo sozinho para que você possa se recuperar do choque inicial. 


Depois deste primeiro cuidado, é importante avaliar se você se sente disposto e capaz emocionalmente para compartilhar o falecimento e, feita esta avaliação, o próximo passo é acomodar o receptor da triste notícia.

| Compartilhando a notícia


Antes de dar a notícia, se possível, peça que a pessoa se sente em um local confortável, olhe diretamente nos olhos e, se for conveniente, segure firme nas mãos ou no ombro, como sinal de amparo. 


Escolha um momento e leve a pessoa a um local em que vocês não serão interrompidos. Levar um amigo ou familiar mais próximo, também pode ajudar.


É bom sinalizar que vem uma informação difícil antes de começar a narrar o falecimento. Usar frases como: "Tenho uma notícia triste", "Não existe nenhuma forma fácil de dizer isso" ou “Você precisa saber de uma notícia muito ruim” pode ajudar a preparar a pessoa para o pior.


Quando for falar, não divague, seja sincero e direto. Narre o que aconteceu para que o ente querido viesse a óbito e diga sem delongas. Fale calma e respeitosamente com clareza e objetividade. Embora o fato do falecimento seja impactante, em algum momento todos saberão da triste notícia, então prolongá-la para evitar o sofrimento da separação, não é uma saída.



| Ofereça o apoio necessário


Observe a reação do destinatário após receber a informação do falecimento e, se for apropriado, ofereça consolo, um abraço, uma água, algumas palavras de conforto ou respeite caso o receptor se mantenha em silêncio. Cada pessoa tem uma maneira única de receber este tipo de notícia.


Por último, ofereça ajuda para que a pessoa dê próximos passos que forem necessários como por exemplo, visitar alguém, contatar serviço funeral, ir a algum lugar, consultar um terapeuta, reunir pertences do ente querido, entre outras coisas.


 

De toda maneira não comunicar um falecimento, ou postergar a notícia com o desejo de evitar sofrimento, não irá mudar a realidade de que o ente querido partiu, portanto, com respeito e empatia, é importante enfrentar o fato, iniciar, viver e superar o processo do luto pouco a pouco. 

3.763 visualizações
bottom of page