O bem-estar e a qualidade de vida infantil estão intimamente ligados a uma vivência sadia durante a fase de desenvolvimento inicial da vida.
Cabe aos pais e responsáveis promover e permitir que a garotada desfrute e viva da maneira mais saudável possível este ciclo da vida que um dia se fecha e deixa tantas lembranças e aprendizados.
Ao longo de todo processo de crescimento, diversos fatores são imprescindíveis para que a criança tenha mais chances de crescer feliz e se tornar um adulto sadio.
| Alimentação
A alimentação, por exemplo, é uma condição importante que contribui significativamente para o crescimento e o desenvolvimento infantil. A melhor forma de incentivar as crianças a terem uma alimentação saudável é a partir do exemplo dos pais. É importante que o hábito da alimentação comece entre os integrantes da casa, introduzindo na rotina alimentar legumes, verduras e frutas.
Na maioria dos casos, a maior dificuldade de introduzir alimentos saudáveis no cardápio da garotada, começa pelos próprios vícios alimentares dos pais e responsáveis que estão mergulhados em comidas processadas, calóricas com excesso de sal, açúcar ou gorduras.
| Ambiente
Outro fator que define o bem-estar infantil é crescer em um lar seguro e cercado de amor, ou seja, um ambiente em que a criança encontre proteção, carinho, afeto e plenas condições de se desenvolver.
Estamos falando de uma estrutura familiar sólida e dedicada aos cuidados dos pequenos que garanta momentos de lazer, assistência médica, educação e moradia sendo protegida da violência, abandono, exploração e discriminação.
| Vacinação
Manter a saúde dos pequenos em dia, entre outras questões, envolve também a vacinação em dia! Vacinar é um ato de amor em que pais e responsáveis protegem as crianças e as pessoas que convivem com os pequenos de doenças graves, contagiosas e que inclusive podem levar ao óbito.
Vacinas são seguras e foram rigorosamente submetidas a testes para avaliação e comprovação de sua eficácia e efeito imunizador contra diversas doenças. Embora erradicadas e controladas, doenças como poliomielite e difteria, por exemplo, podem voltar e se tornar uma epidemia, caso as pessoas parem de se vacinar, atingindo não somente as crianças, mas toda a população.
| Diversão
Crianças são naturalmente agitadas, correndo, pulando e brincando o dia todo e isto é absolutamente normal! Não há nada de errado com este tipo de comportamento por parte da garotada. Inibir a criança, somente fará com que os pequenos fiquem estressados e entediados.
Portanto, também faz parte da qualidade de vida infantil permitir que a criançada extravase em brincadeiras toda disposição e energia próprias da idade. Entre na brincadeira!
| Um momento de ócio é bom também!
Evite preencher a agenda dos pequenos com muitas atividades obrigatórias. Quando as crianças estão sobrecarregadas, elas não têm tempo para explorar, refletir e liberar tensões diárias.
Por mais incrível que pareça, as crianças precisam de um tempo de ócio, sem fazer absolutamente nada. Este momento propicia o exercício da fantasia, da criatividade, concentração e permite que a criançada entre em contato com seu mundo interior, promovendo principalmente o equilíbrio emocional.
Komentarai