O que falar para quem acaba de perder alguém?
top of page

O que falar para quem acaba de perder alguém?

A notícia da partida de uma pessoa querida é sempre um baque para quem fica. Não somos menos solidários quando essa perda não faz parte das nossas famílias, mas sempre surge a dúvida: o que falar para quem acaba de perder alguém?

Oferecer conforto e solidariedade em um momento tão delicado é importante e pode ser difícil encontrar as palavras certas para consolar uma pessoa. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas sobre o que falar para alguém de luto. Acompanhe!


| O que não falar e o que falar


O processo de luto de cada indivíduo é particular. Como as pessoas reagem à dor de maneiras diferentes, mais importante do que saber o que falar para quem acaba de perder alguém, é entender o que não falar.


Evite frases como “você precisa ser forte agora”, por melhor que sejam as suas intenções. Lembre-se, também, de que as pessoas são insubstituíveis. Caso o ente querido que partiu seja filho, filha ou companheiro da pessoa enlutada, evite comentários como “logo você poderá ter outro filho ou “já, já você encontra outra pessoa”.


“Eu sinto muito”, “conte comigo para o que precisar”, “me ligue sempre que quiser desabafar” são frases sensíveis que demonstram ao enlutado que pode contar com você, por isso, são as melhores opções para o momento.



| Se aproxime com cautela


Os primeiros dias após a partida do ente querido é impactante para a rotina do enlutado. Mostre que você está disponível para dar uma mão nas atividades corriqueiras, como abastecer a despensa, limpar a casa, pagar uma conta e preparar as refeições.


É importante considerar que nessa fase do luto, a pessoa pode preferir passar alguns dias em silêncio, introspectiva. Nesse sentido, essas são formas de ajudar uma pessoa que acabou de perder um parente, filho ou marido sem ser invasivo.


Declare que você está disponível para o que for preciso, sempre observando se é um bom momento para se aproximar.



| Seja um ombro amigo


Se você não sabe o que falar para quem acabou de perder alguém, ou o que fazer para consolar uma pessoa, apenas ouça o que o enlutado tem a dizer, sem julgamentos.


A pessoa que perde um ente querido pode querer e precisar desabafar. Pode, ainda, desejar fazer um passeio ou até mesmo uma viagem. Ajude com o que for possível.


Na dúvida sobre o que fazer ou o que falar para quem acaba de perder alguém, procure ser solidário e compreensivo. Cada pessoa vive o luto de uma forma, mostre que você está disponível para ajudar a enfrentar esse momento.


Compartilhe esse post nas suas redes sociais e com seus amigos. Alguém pode estar passando por essa situação.


 

O Plano Prever oferece para todos os associados o serviço de acolhimento ao enlutado, com 3 sessões gratuitas de acompanhamento psicológico ao luto.


Caso você identifique que é necessário acompanhamento profissional neste momento, ligue para 0800 006 6688 e agende um horário com um de nossos psicólogos.

bottom of page