• Plano Prever

NOVEMBRO AZUL PELA SAÚDE DO HOMEM

Atualizado: Jan 14

A saúde do homem está em pauta neste mês de novembro! Principalmente para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Novembro Azul tem como objetivo geral, alertar os homens sobre a importância do cuidado com a saúde, especialmente quando se trata da doença. 

O movimento do Novembro Azul foi instituído no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida com o objetivo de incentivar o público masculino a cuidar da saúde em todos os aspectos, com ênfase à importância do exame para detectar o câncer de próstata. 


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, INCA, o câncer de próstata é o segundo tipo que mais acomete homens no Brasil, estando em primeiro lugar, o câncer de pele. Embora seja considerada uma doença relativamente comum, seja por medo ou desconhecimento, muitos homens não se sentem à vontade para falar sobre o assunto. 


Estimativas apontam que a doença é responsável por 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no brasil, com mais de 14 mil óbitos ao ano. O risco de desenvolvimento da doença, aumenta com o avançar da idade, de modo que, no Brasil a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. 


A próstata é uma glândula presente no organismo masculino, localizada abaixo da bexiga. O desenvolvimento do câncer ocorre quando as células do corpo masculino começam a se reproduzir de maneira descontrolada e anormal, formando tumores que podem ser benignos ou cancerígenos. Normalmente a progressão da doença, ocorre de modo lento e pode não apresentar sinais. 



| SINTOMAS


Dificuldade de urinar, demora no início e término da vasão urinar, sangue na urina, diminuição do jato e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, podem ser possíveis sintomas do câncer de próstata. 



| FATORES DE RISCO


O avanço da idade, histórico familiar de pai ou irmãos que tiveram a doença antes dos 60 anos, sobrepeso e obesidade por exemplo, são alertas para cuidado e atenção redobrados com a saúde masculina. 



| PREVENÇÃO


Alimentação saudável, peso adequado, prática de atividades físicas, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, são algumas ações eficientes na prevenção do câncer de próstata. 



| TRATAMENTO


O tratamento da doença se dá principalmente por cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e tratamentos paliativos, sendo escolha do médico especialista a melhor maneira de tratar a doença. É importante lembrar que todos os tipos de tratamento são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. 


Cuidar da saúde do homem, é uma missão de todas as pessoas, homens e mulheres. O movimento Novembro Azul é uma oportunidade de demonstrar este cuidado. Vamos juntos na luta pela vida? 



19 visualizações
sobre o plano prever

Com excelência e tradição, o Plano Prever é referência em assistência familiar no sul do Brasil. Sua missão é proporcionar um estilo de vida mais inteligente aos seus clientes através de assistências e benefícios inteligentes, com economia e conveniência ao longo de todo o ciclo da vida.

Prever Angelus Administradora LTDA

CNPJ: 33.149.334/0001-80

Central de Relacionamento
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn
logo-grupo-prever-sul-horiz.png
Uma empresa: