Vamos falar sobre o câncer de mama?
top of page

VAMOS FALAR SOBRE O CÂNCER DE MAMA?

Atualizado: 14 de jan. de 2020

Todos os anos, a campanha para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que ocorre no mês de outubro (Outubro Rosa), busca reacender o debate e o movimento de conscientização sobre o câncer, uma doença que é resultado da multiplicação de células anormais da mama formando um tumor.


O câncer de mama é o segundo câncer mais comum entre as mulheres no Brasil. No mundo, é responsável por 28% de todos os novos casos de câncer. A doença afeta, principalmente, mulheres acima dos 35 anos, aumentando a incidência após os 50. Somente em 2019, são estimados 59.700 novos casos da doença.



| Sintomas


Os sintomas do câncer de mama podem envolver edema cutâneo, retração cutânea, dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo, secreção papilar e alterações no bico do peito, além do aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular.



| Fatores de risco


Os principais fatores de risco que levam ao desenvolvimento do câncer é excesso de peso corporal, hereditariedade, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.


A boa alimentação, nutrição e a prática de atividades físicas diminuem em até 28% as chances de desenvolvimento da doença.

A amamentação também é um fator essencial que contribui para que as mulheres não desenvolvam esse tipo de câncer. Isso porque, na amamentação, o movimento de sucção do leite por parte do bebê promove uma espécie de esfoliação no tecido mamário, renovando as células. As taxas de alguns hormônios que favorecem o desenvolvimento da doença também diminuem durante o aleitamento.



| Tratamento


O tratamento para o câncer de mama é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo as cirurgias que podem ser necessárias como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonoterapia e tratamento com anticorpos. Especialmente quando diagnosticado e tratado no início, a maioria dos casos de câncer de mama apresentam boa resposta ao tratamento.


O exame que pode identificar o câncer é a mamografia, que verifica alterações suspeitas na mama. A mamografia é recomendada para mulheres acima dos 50 anos até os 69 anos de idade.



| Autoexame


Realizar o autoexame das mamas é outra maneira das mulheres cuidarem da saúde e observar possíveis mudanças na mama.

  • Levante o braço e apoie-o sobre a cabeça;

  • Examine as mamas direita e esquerda;

  • Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;

  • Sinta a mama;

  • Faça movimentos circulares;

  • Repita os movimentos em outras posições.


| Vamos falar sobre isto?


A luta contra o câncer de mama e a busca pelo diagnóstico precoce é uma responsabilidade de todos nós! Fale com suas amigas, as mulheres de sua família e colegas de trabalho.



181 visualizações
bottom of page