top of page
  • Foto do escritorGrupo Prever

Evolução dos Serviços Funerários: Como o funeral mudou ao longo dos anos?

Atualizado: 20 de mar.

Por mais triste que seja, temos a certeza de que em algum momento da vida precisaremos lidar com a perda de um ente querido, já que esta vida terrena é apenas uma passagem. Mesmo entendendo que todos nós passaremos deste mundo, o momento de dizer adeus é sempre difícil, por isso nossa cultura busca maneiras de lidar com o luto, desenvolvendo rituais, gestos e costumes que nos ajudam a lidar com esta inevitável dor.


Nesse momento, os serviços funerários são essenciais, pois é a Funerária e o agente funerário que serão responsáveis por ajudar a família a lidar com toda a parte burocrática, além de proporcionarem uma despedida digna, que seja capaz de confortar os corações daqueles que amavam a pessoa que partiu.


E entendendo essa complexa missão, o segmento dos serviços funerários se modernizou ao longo dos anos. Continue a leitura para conferir grandes inovações em Assistência Funerária.


Cortejo realizado pela Funerária Maringá
Cortejo realizado pela Funerária Maringá

| Das carruagens às Porsches funerárias


Os carros funerários sempre chamaram atenção, desde meados do séc. XVII, quando os cortejos eram feitos em carruagens fúnebres puxadas por cavalos, até os luxuosos carros fúnebres adaptados. Ao longo dos anos, o meio de translado foi sendo aperfeiçoado a fim de possibilitar maior mobilidade entre cidades, estados e até mesmo países, facilitando a proximidade da família para uma despedida.


Aqui no Plano Prever não foi diferente, nossa Assistência Funerária não parou de mudar ao longo dos anos, para oferecer às famílias uma experiência cada vez mais personalizada e humanizada. Pioneiros em inovação, trouxemos a primeira Porsche funerária, adaptada para a realização de cortejos.


Porsche um dos carros funerários do Plano Prever

| Conforto e beleza para despedidas dignas


Os primeiros registros de rituais de velório e sepultamento humano datam da pré-história, esse cuidado com as pessoas falecidas, inclusive, foi fundamental para que conhecêssemos ferramentas e costumes dos povos antigos, por meio de objetos e decorações deixadas em túmulos e cavernas.


Na antiguidade, cerimônias fúnebres eram realizadas principalmente em casa, onde o corpo do falecido era velado pela família e amigos próximos. Em algumas culturas, o corpo era exposto em praça pública para ser visto pelos membros da comunidade. Em outras, ele era colocado em uma pirâmide ou sarcófago.


Com o advento do cristianismo na Idade Média, as igrejas passaram a ser os locais mais comuns para a realização de velórios. As famílias levavam o corpo para a igreja local, onde o sacerdote realizava a missa de corpo presente. Essa prática se tornou mais comum durante o Renascimento, quando os artistas começaram a criar capelas funerárias dentro das igrejas, onde os membros da nobreza eram enterrados em túmulos elaborados.


Durante os séculos XVIII e XIX, as capelas funerárias começaram a se tornar mais comuns fora das igrejas, como locais dedicados exclusivamente ao velório e ao enterro dos mortos. Essas capelas geralmente eram construídas em cemitérios ou próximas a eles, e eram decoradas com temas religiosos, simbolismo funerário e mobiliário para acomodar os visitantes.


Com o surgimento dos crematórios no final do século XIX e início do século XX, as capelas de velório foram adaptadas para acomodar as cerimônias de cremação, incluindo equipamentos para acondicionamento do corpo e mobiliário para acomodar a família e amigos durante a cerimônia.


Atualmente, as capelas de velório estão cada vez mais sofisticadas e modernas, oferecendo uma variedade de serviços para os enlutados, como áreas de descanso, salas de reunião privadas, belas ornamentações e música para homenagear o ente querido.


Salão Nobre de homenagem na capela Prever de Maringá.
Capela Prever - Maringá-PR

| Velório Online? Uma nova forma de estar presente


Outra tendência que está ganhando força é o velório online. Com a pandemia de COVID-19, muitas famílias precisaram lidar com a perda de um ente querido à distância, sem poder estar presente na cerimônia fúnebre. E foi aí que surgiu a opção do velório online, em que a família pode assistir à cerimônia pela internet, de qualquer lugar do mundo. Assim, estar presente passa a ser algo muito além dos limites físicos.


| Atenção e cuidado com a pessoa falecida


Ao longo dos anos, a preparação do corpo de falecidos tem evoluído bastante para garantir que os familiares possam ter uma linda despedida. Hoje em dia, a preparação do corpo é realizada com muito cuidado e profissionalismo, o que pode trazer um pouco de paz e conforto para os familiares nesse momento tão difícil.


Uma técnica moderna e muito importante nesse processo é a tanatopraxia, que consiste em aplicar produtos específicos para a preservação e uma apresentação bonita e natural para a homenagem fúnebre.


A importância da tanatopraxia está justamente em permitir que os familiares possam se despedir do ente querido nas melhores condições, sem precisar lidar com uma aparência distinta daquela que a pessoa tinha em vida. É pensando nesse direito a uma despedida digna, que o Plano Prever oferece a tanatopraxia inclusa, em todas as modalidades do plano, sem nenhum custo adicional.


Para nós, o mais importante é que a preparação do corpo seja feita com respeito e cuidado, garantindo que a despedida seja uma oportunidade para honrar a memória do ente querido.


Agora que entendemos um pouco mais sobre a evolução dos serviços funerários, garanta o acesso ao que há de mais moderno, humanizado e belo em Assistência Funeral com o Plano Prever.



Comments


bottom of page